MEU BLOG

Afinal, o que é radiação?

Atualizado: 14 de Mai de 2018


Quando se fala em radiação, as pessoas geralmente associam esta palavra com algo perigoso. O que elas não sabem é que estamos expostos diariamente à radiação. Radiação nada mais é do que a emissão e propagação de energia de um ponto a outro, seja no vácuo ou num meio material. Isto pode ocorrer através de fenômenos ondulatórios ou por partículas com energia cinética (BUSHONG, 1993).

§ Radiação eletromagnética

A propagação da energia ocorre através de ondas eletromagnéticas (campos elétricos e magnéticos perpendiculares um ao outro), que no vácuo se propagam com a velocidade da luz (c = 3 x 108 m/s). Como exemplos de radiações podemos citar as micro-ondas, os raios X, raios gama, sinais de rádio, radiação ultravioleta, luz do Sol, entre outras. Estas radiações têm inúmeras aplicações e o que as difere é sua frequência (HALLIDAY, 1995).

§ Radiação corpuscular

È a energia que se propaga através de partículas subatômicas. Quanto à origem destas partículas devemos relembrar que algumas têm origem em processos de desintegração nuclear (elétrons, pósitrons, partículas alfa, neutrinos) e outras são obtidas através de processos de fissão nuclear (nêutrons, múons, mésons) (BUSHONG, 1993).





Referências:

BUSHONG, S. C. Manual de radiología para técnicos – Física, biología y protección radiológica. Tradução de DiorkiServiciosIntegrales de Edición. 1. ed. Madri: Mosby/DoymaLibros, 1993. 710p. Título original: Radiologic Science for Technologists, 5th edition


HALLIDAY, D.; RESNICK, R; WALKER, J. Fundamentos de Física 4 – Ótica e Física Moderna. Tradução de Denise Helena da Silva Sotero, Gerson BazoCostamilan, Luciano Videira Monteiro e Ronaldo Sérgio de Biasi. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1995. 355p. Título original: Fundamentals ofPhysics, 4th edition, ExtendedVersion.

1 visualização

Departamento de Ciências da Saúde

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn